Todo comportamento tem uma intenção positiva
- Márcio Schitini

- 27 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

A NEUROEDUCAÇÃO – cuja base é A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL) – tem como pressuposto a ideia de que nossos comportamentos sempre podem ser justificados pelo modo como as PARTES de nossa mente são programadas. E o que mais nos deixa intrigados é que, conscientemente, sabemos que vários desses comportamentos não funcionam. Então nos perguntamos: POR QUE NÃO MUDAMOS NOSSOS COMPORTAMENTOS LIMITANTES?
Para responder a essa pergunta, precisamos entender que não temos sequer consciência de como funciona grande parte de nossos comportamentos. É isso que costumo chamar de VIVER NO AUTOMÁTICO. Vivemos limitações extremas em vários campos de nossas vidas e repetimos as ações e − o que é pior − achamos que o resultado vai ser diferente. Não vai!
É preciso mexer na estrutura do comportamento.
As PARTES de nossa mente são memórias gravadas, em geral, na infância, quando ainda não temos a maturidade emocional que as experiências – muitas delas desafiadoras, e até traumáticas − requerem. Diante da dificuldade da experiência, a PARTE criada pela mente para cuidar da situação traz sentimentos de incapacidade, de não merecimento, entre outros, que vão nos acompanhar em todas as experiências da mesma natureza e por toda a nossa vida.
Ilustremos com um exemplo. Imagine que você teve uma relação difícil com um pai autoritário, e sua reação a ele sempre fosse de medo e, consequentemente, você sempre baixasse a cabeça para tudo o que ele impunha para evitar o confronto, já que você sabia que era inferior.
Basta que você tenha que lidar com uma figura de autoridade – um professor, um chefe, um policial − para que a reação seja imediata. Sua parte jamais o exporia a uma situação de confronto novamente. Embora você já seja adulto, a estrutura do comportamento é a mesma de quando você era criança. Percebe como a intenção da PARTE é positiva? E pode ter certeza: TODO COMPORTAMENTO TEM UMA INTENÇÃO POSITIVA.
E COMO POSSO ATUALIZAR ESSA PROGRAMAÇÃO DA MINHA MENTE? Comece a reparar em suas reações limitantes, sobretudo a situações que se repetem na sua vida. É um primeiro passo para começar a trazer à consciência essa limitação. Quando se sentir mal, respire fundo e procure pensar no quanto essa PARTE da sua mente está se esforçando para protegê-lo e − de jeito nenhum − condene-a. Pense nela com AMOR. Reconheça o seu esforço (VIDE Artigo 3).
No INSTITUTO RECOMECE, podemos ajudá-lo a reprogramar essas PARTES. Entre em contato conosco. Temos ferramentas fantásticas para ajudar você a encontrar a melhor versão de si mesmo. Conheça a nossa Terapia CMC.

Sobre o autor:
Professor, Neuroeducador, Master Practitioner em PNL e Coaching de vida –é fundador, junto de sua esposa, Sílvia Reze,
do Instituto Recomece.








Comentários