Como viver o presente: Aprenda a exercer a gratidão
- Márcio Schitini

- 23 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2021

Como havíamos mencionado no artigo "Como viver o presente?”, uma das formas mais efetivas de celebrar o presente é exercitar a gratidão. Vamos discutir como a prática aparentemente simples de agradecer pode funcionar como uma magia capaz de mudar sua vida.
E faz todo o sentido, se imaginarmos que, a partir do momento em que passamos a ser gratos, vibramos numa frequência muito mais positiva. Eu não defendo exercícios de frases feitas que falamos da boca para fora e nos trazem frustração após frustração. Refiro-me ao exercício da gratidão por tudo aquilo que já conquistamos. Embora as razões para ser grato sejam muito pessoais, podemos agradecer por coisas simples, como o fato de termos um lar, uma cama para dormir, de podermos respirar.
O mais importante é colocarmos foco no que temos, exercitarmos a gratidão por tudo até que isso se torne um hábito. Afinal, a energia sempre flui para onde seu foco está! É uma questão de escolha! Como você quer usar sua energia hoje: lamentando-se ou agradecendo? Na sequência, descreverei um exercício baseado no livro “A magia”, de Rhonda Byrne (Editora Sextante), que poderá ajudá-lo a melhorar sua vibração todos os dias e avançar nas suas conquistas.
ENUMERE SUAS BÊNÇÃOS
Antes de começar, separe um caderno simples para você fazer suas anotações.
1. Logo que acordar, faça uma lista de dez bênçãos em sua vida pelas quais você se sente grato. Você vai notar que, num primeiro momento, isso é desafiador justamente porque não temos o hábito de agradecer.
2. Escreva por que se sente grato por cada uma de suas bênçãos.
3. Releia sua lista em silêncio. Quando chegar ao final de cada item, diga a palavra obrigado (ou gratidão, se preferir) três vezes, procurando sentir-se grato, intensificando esse sentimento a cada vez que agradecer.
4. Repita os três primeiros passos desse exercício todas as manhãs (a autora sugere que o faça durante 27 dias).
O propósito é que o exercício de agradecer se torne fácil e prazeroso com o passar do tempo. Você vai observar que, como em qualquer mudança de hábito, é preciso persistência. Com o tempo, irá perceber que verá as situações de maneira mais positiva. Isso significa que a gratidão mudou seu foco para a VALORIZAÇÃO DO PRESENTE, abrindo as portas para um futuro cada vez mais iluminado.

Sobre o autor:
Professor, Neuroeducador, Master Practitioner em PNL e Coaching de vida –é fundador, junto de sua esposa, Sílvia Reze, do Instituto Recomece.
Siga o Instituto Recomece nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este.








Comentários