Como lidar com a ansiedade? Esvazie sua xícara!
- Márcio Schitini

- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2021

É conhecida a história de Nan-in, um admirado mestre zen chinês que viveu na era Meiji (1868-1912). Um aluno, leitor ávido de livros sobre o Zen Budismo, sempre o interrompia para demonstrar seu conhecimento. Numa dessas interrupções, o Mestre ofereceu-lhe um chá e lhe serviu calmamente. Mesmo depois de completar a xícara, o Mestre continuou derramando o chá sobre ela. Seu discípulo o alertou e, então, ele disse: “Você é como esta xícara: sempre cheia. Como poderei dar-lhe novas ideias e perspectivas, se você não tem espaço para elas?”
Como já frisei em artigos anteriores, nossa MENTE é uma máquina de pensar. O problema é que, se ela não tiver limites, acaba tomando conta de nossas ações. É o que chamo de ENTRAR NO AUTOMÁTICO. Quando dizemos que sofremos de ANSIEDADE, é porque PARTES DE NOSSA MENTE estão ativas o tempo todo, até quando dormimos. São subpersonalidades que, em geral, estão excessivamente PRE-OCUPADAS com questões profissionais, financeiras, de relacionamento ou outras.
SUA XÍCARA ESTÁ CHEIA o tempo todo.
E quais são as consequências naturais de uma mente em excessiva atividade? Há várias e, talvez, você se reconheça em alguma delas: dificuldade de se concentrar, de ouvir as pessoas, irritabilidade, insônia, ansiedade na hora de comer, dificuldade de focar sua atenção nas atividades mais básicas. E tudo isso ocorre porque sua mente não comporta outros pensamentos, senão aqueles que o preocupam excessivamente.
Não e à toa que silenciar a mente sempre foi uma recomendação das culturas mais antigas de que temos conhecimento. Eles já sabiam que estão lá nossas MEMÓRIAS. Silenciá-la vai permitir que você ESVAZIE SUA XÍCARA e, como um bom aprendiz, possa receber novas IDEIAS e INTUIÇÕES. Como diria a máxima atribuída a Jesus (MATEUS 13:9): “Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!”.
Para começar a silenciar a mente, pode-se começar com uma meditação guiada (comecei com BRIAN WEISS). Procure tirar pelo menos um tempo por dia para exercitar. Não precisa se preocupar se você dormir durante a prática, continue exercitando. Gosto das meditações para dormir da LOUISE HAY, também na hora de acordar. São meditações que exercitam a gratidão, e nada melhor do que começar e terminar o dia com a energia lá em cima, não é mesmo?
Outra possibilidade de aprender a ESVAZIAR SUA XÍCARA é entender o que essas PARTES da sua mente precisam. É o modo mais rápido e eficaz de buscar o equilíbrio. Se precisar dessa ajuda, procure o INSTITUTO RECOMECE. Temos técnicas incríveis para ajudá-lo a alcançar a excelência. Conheça a nossa Terapia CMC.

Sobre o autor:
Professor, Neuroeducador, Master Practitioner em PNL e Coaching de vida –é fundador, junto de sua esposa, Sílvia Reze,
do Instituto Recomece.








Comentários