top of page

As 4 fases do ciclo de aprendizagem da PNL: O caminho para a EVOLUÇÃO


ree


Nossa vida é um eterno aprendizado. Por razões óbvias, ele é bem mais intenso quando somos crianças e, aos poucos, essa intensidade vai diminuindo. Não nascemos sabendo falar, comer, caminhar, mas passamos por essa fase de modo inconsciente, embora haja um processo por trás de cada nova experiência.


A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL) descreve as 4 fases do CICLO DE APRENDIZAGEM, e vamos nos apoiar nelas para entender como podemos mudar nossos hábitos. São elas:

  1. A incompetência inconsciente: Se alguém nunca cozinhou, por exemplo, não tem ideia de como fazê-lo, ou seja, não sabe que não sabe.

  2. A incompetência consciente: Nessa fase, o aprendiz sabe que não sabe. Fica consciente da sua incompetência e precisa buscar essa competência através do estudo e da prática.

  3. A competência consciente: Se está aprendendo a cozinhar, o novato ainda terá que seguir a receita passo a passo para ter certeza de que está tudo certo. Ele sabe que sabe, mas ainda falta um passo.

  4. A competência inconsciente: Sabe aquela cozinheira que parece que não usa medidas, e tudo sai maravilhoso. O aprendizado já se tornou automático, inconsciente. Nessa fase, o aprendiz não sabe que sabe.


Mas afinal, o que é PNL, como funciona e como ela pode ajudar em nosso dia a dia?


Quando nos tornamos adultos, entendemos que alguns aprendizados da infância não se tornaram produtivos para nós. E ainda se tornaram automáticos. E aqui, quando me refiro à aprendizagem, estou falando de novas experiências em quaisquer áreas, seja na área profissional, nas relações interpessoais, na educação formal etc.


A grande notícia é que podemos voltar alguns passos para REESTRUTURAR esse APRENDIZADO. Quando reconhecemos que entramos no automático, já demos um passo importante. Admitir que sabemos que não sabemos nos põe de volta no jogo. Temos de buscar novos RECURSOS para lidar com a experiência.


Nessa nova oportunidade, podemos e devemos buscar ajuda, seja estudando, seja buscando uma terapia que nos permita refazer esse caminho e encontrar novos recursos para o nosso crescimento. A partir daí, iremos na direção correta e, se nos mantivermos conscientes do que temos que fazer, chegaremos à quarta fase do aprendizado, em que tudo se automatiza, só que, dessa vez, indo ao encontro da EXCELÊNCIA.


Vamos a um exemplo! A sensação de insegurança sempre bate quando você precisa conversar com um superior. Isso já se repetiu em todas as empresas onde trabalhou. Mas você continua agindo do mesmo jeito, e – admita − o resultado é sempre o mesmo. É preciso dar dois passos atrás: “Eu sei que não sei!”. É libertador!


Meditar, ler, fazer terapia... algo precisa mudar para reestruturar essa experiência. Quando conseguir reprogramar-se, você nem se lembrará mais dessa dificuldade, porque agora “Você não sabe que sabe”. Agora esse novo COMPORTAMENTO é AUTOMÁTICO.


O INSTITUTO ReCoMeCe pode ajudar você a REPROGRAMAR SUA MENTE e encontrar a excelência em qualquer área de sua vida. Conheça a nossa Terapia CMC.


ree

Sobre o autor: 
Professor, Neuroeducador, Master Practitioner em PNL e Coaching de vida –é fundador, junto de sua esposa, Sílvia Reze, 
do Instituto Recomece. 
 

Siga o Instituto Recomece no Facebook e Instagram, para ter acesso a mais conteúdos como este.

 
 
 

Comentários


logo-sem-fundo.png
  • Facebook instituto Recomece
  • Instagram Instituto Recomece
  • youtube instituto recomece
bottom of page